Beterraba Biônica

Novidades (in)úteis
















Uma empresa japonesa fez uma demonstração nesta sexta-feira (11), em um evento em Tóquio, de uma espécie de roupa robótica que tem como objetivo facilitar os movimentos de idosos e de deficientes físicos. Quando o indivíduo veste a estrutura, chamada de HAL, vê sua força aumentar de forma considerável – de duas a dez vezes, dependendo do modelo usado.


O site da empresa diz que o produto já está disponível, mas somente no Japão. HAL, desenvolvida por Yoshiyuki Sankai, tem vários sensores que percebem os movimentos do corpo: isso ajuda seus usuários a executar ações que não poderiam realizar sozinhos.

O evento de apresentação, realizado na sede do Ministério de Ciência japonês, consistiu em uma demonstração das capacidades de HAL, fabricado pela empresa Cyberdyne.

Sankai convidou o secretário-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Yoshitsugu Harada, a levantar com o braço esquerdo quantos sacos de arroz pudesse. Harada só conseguiu carregar dois sacos, pois cada um pesava dez quilos.

Posteriormente, o professor Sankai colocou três pacotes no braço de uma pessoa que usava a roupa robô e que agüentou, sem esforço algum, uma carga de 30 quilos.

O Japão é um dos países nos quais a população se torna cada vez mais velha, por isto existe a expectativa de que o setor de serviços para a terceira idade viva em breve um grande florescimento.

Fonte: Globo.com

0 comentários

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)