Beterraba Biônica

Novidades (in)úteis



O Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do planeta, está em fase final de construção e entrará em funcionamento no final deste ano.

E eles já estão sendo processados por algumas pessoas que alegam que o experimento pode criar buracos negros ou algum tipo de matéria nova que possa destruir o nosso planeta.

Representantes da Fermilab em Illinois e do laboratório CERN, na Europa, dois réus neste caso, informaram que não existem chances de que o Large Hadron Collider cause tais catástrofes cósmicas.

Ambos estão prontos para se defenderem no tribunal e também da opinião pública.

O LHC entrará em operação na sede do CERN e espera-se que ele possa responder questões importantes da ciência: a fundação da física moderna está certa ou errada? O que existia durante o primeiro momento de existência do Universo? Por quê algumas partículas possuem massa enquanto outras não? Qual é a natureza da matéria escura? Existem outras dimensões que ainda não foram detectadas por nós?

Algumas pessoas fora do meio científico fizeram perguntas mais sombrias também: é possível o acelerador criar mini-buracos negros com duração suficiente e grandes o suficiente para se transformarem em devoradores de matéria? É possível que partículas exóticas como monopólos magnéticos tirem os núcleos dos átomos de seus lugares? É possível que os quarks se recombinem em "strangelets" que poderiam transformar toda a Terra em um grande depósito de matéria exótica?

O ex-oficial de segurança nuclear, Walter Wagner, tem feito tais perguntas há anos, primeiro sobre uma "máquina de big bang" da geração anterior conhecida como Relativistic Heavy-Ion Collider, e mais recentemente sobre o LHC.

Fonte: Blog do Pobre

0 comentários

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)